Educação para o consumo de alimentos
Pipitone, Maria Angélica Penatti
Este trabalho relata algumas das mudanças ocorridas no padrão de consumo alimentar da população brasileira, nos últimos 30 anos, apontando para o aumento no consumo de alimentos industrializados e com alta densidade energética. Este período marca também um estágio da transição nutricional que mostra grupos de pessoas apresentando doenças relacionadas aos excessos alimentares e outra parcela da população com agravos relacionados à ingestão insuficiente de alimentos. Estas alterações verificadas no consumo alimentar da população brasileira sugerem novas atuações de educação para o consumo de alimentos, sobre tudo com crianças e adolescentes que constituem o alvo preferencial da indústria de alimentos e das propagandas veiculadas pela mídia. Pais e professores podem colaborar com a criança e/ou o jovem no sentido de proceder a uma análise mental da informação publicitária que poderá resultar num processamento das mensagens transmitidas nos comerciais de produtos alimentícios. Esta proposta de educação para o consumo de alimentos é facilitada pela deliberação do Ministério da Educação e do Desporto de incorporar a saúde como tema transversal aos parâmetros curriculares nacionais da educação básica.(AU)