VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 43-49

Merenda escolar: minicipalização e atribuições do nutricionista

Andrade, Flávia FernandesFerro, Valéria CordeiroSilva, Viviane Gislaine daFalcão, Mário Cícero

Parece existir consenso, entre os pesquisadores, de que a base do problema nutricional brasileiro está na insuficiência calórica, que afeta de forma acentuada as populações urbanas, agravando-se com a densidade populacional das cidades. A partir dessa conjuntura, vivenciada pela população infantil brasileira em relação aos problemas nutricionais, desenvolveu-se o processo de institucionalização dos programas de alimentação escolar, englobando os diferentes níveis administrativos que assumiram a operacionalização dos programas de suplementação alimentar. Desde que se instituiu o Programa de Merenda Escolar, muitas transformações ocorreram no que se refere principalmente ao processo administrativo e operacional. Atualmente, ele existe na forma municipalizada, onde as prefeituras que aderiram ao projeto recebem subvenção anual para realizar a prestação do serviço. O objetivo do estudo foi verificar a implantação e o funcionamento do Programa de Municipalização da Merenda Escolar, em uma escola pública da região de Piracicaba, São Paulo e discutir as atribuições e atividades do nutricionista nos processos.(AU)