Técnica da simulação aplicada ao treinamento de manipuladores de alimentos, como recurso para a segurança alimentar de refeições transportadas
Souza, Raquel Regina deGermano, Pedro Manuel LealGermano, Maria Izabel Simões
A qualidade higiênico-sanitária dos alimentos constitui um fator essencial á segurança alimentar dos consumidores. No caso de clientes de refeições transportadas é ainda, mais relevante na medida em que a refeição passa por um processo de manipulação intensa e, posteriormente, é consumida sem reaquecimento, tendo como agravante o fato da distância entre os locais de produção das preparações de um cardápio e de distribuição das mesmas. Os manipuladores de alimentos constituem elemento primordial, sendo responsáveis por casos de contaminação dos alimentos, tanto por hábitos inadequados de higiene pessoal como de lavagem das mãos, ou por serem portadores de microrganismos patogênicos. O treinamento de manipuladores de alimentos tem sido apontado como o meio mais eficaz e econômico de superar estas inadequações. O presente estudo foi realizado em uma empresa que serve 21.000 refeições / dia, destinadas em sua maioria ao consumo de encarcerados em delegacias e penitenciárias do Estado de São Paulo. Foram treinados 180 manipuladores de alimentos, utilizando técnicas de dinâmica de grupo, visando conscientizá-los de seu papel para a satisfação dos clientes e, sobretudo, para a inocuidade dos produtos oferecidos. O treinamento desenvolveu-se nos seguintes passos: regras para um bom convívio em grupo, problemas relacionados à comunicação, técnica adequada de lavagem das mãos e técnica de simulação. Esta foi realizada criando as condições possíveis de uma cela e servindo-se as ômarmitexõ com os problemas mais comuns apontados pelos clientes; assim os treinandos puderam dar-se conta de como os encarcerados sentiam-se ao receber uma refeição em não conformidade. Em seguida propiciou-se a discussão da situação e conscientização dos manipuladores sobre sua atuação. Finalizando, foi descrita uma situação para os treinandos apontarem as falhas. (...)(AU)