Avaliação do índice de massa corporal de adolescentes e de seu conhecimento sobre nutrição
Kuribayashi, Camila LieMorimoto, Juliana MasamiChaud, Daniela Maria Alves
Nas últimas décadas ocorreu uma inversão nos padrões dos problemas nutricionais,passando da desnutrição à obesidade. O objetivo desse trabalho foi avaliar o IMC de adolescentes e seu conhecimento sobre a pirâmide alimentar e Nutrição. Participaram 122 alunos de uma escola particular de São Paulo, SP. Cada aluno recebeu uma folha contendo dados pessoais, três atividade lúdicas e uma questão aberta sobre alimentação saudável. A partir de peso e altura referidos, calculou-se o IMC, analisado pelas curvas de crescimento da OMS de 2006. Grande parte dos adolescentes (77,1 %) apresentou peso adequado; 20,5% sobrepeso; 1,6% obesidade e 0,8% baixo peso. A primeira atividade lúdica avaliou o conhecimento sobre nutrição (jogo de palavras cruzadas) e a maioria (63,9%) acertou todos os itens. No jogo dos erros (segunda atividade), 16,4% dos alunos identificaram todos os erros e 81,1% identificou 4, 5 ou 6 dos erros. Na questão sobre o nome dos grupos da Pirâmide Alimentar, 43% identificou todos os grupos. Na pergunta aberta, 39,4% respondeu que uma alimentação saudável é composta por todos os alimentos, sem exageros. Conclui-se que os adolescentes apresentaram bom conhecimento sobre a pirâmide alimentar e sobre conceitos de Nutrição e que,apesar da maioria apresentar estado nutricional adequado, ações educativas devem ser planejadas com o objetivo da reversão do excesso de peso.
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