Perfil dos produtores de frango de corte da microrregião de Catolé do Rocha-PB
Nascimento, Jobson da SilvaSilva Neto, Elidio Valdivino daRamos, José Henrique VieraSantos, Tiago Rodrigues dosBezerra, MiguelBarbosa, Julicelly GomesLopes, Chiara Rodrigues de Amorin
O Considerando o vasto mercado consumidor e alto valor nutritivo da carne de frango como fonte de alimento e a demanda que aumenta dia a dia, avicultura de corte no Brasil é uma das atividades econômicas maisavançadas tecnologicamente, com altos níveis de produtividade e excelentes indices de conversão alimentar, além disso, destaca-se pelo elevado nível de organização que levou o Pais a transforma-se no maior exportador mundial de carne de frango. Objetivou-se com esta pesquisacaracterizar o perfil dos produtores de frango de frango de corte na microrregião de Catolé do Rocha, Sertão Paraibano. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com a aplicação de questionário e amostragem de 10 (dez) produtores de frango de corte. Onde 44,4% (4/10) tem entre 1 e 2 filhos, 33,3% (3/10) de 3 a 4 filhos e 22,2% (2/10) disseram não ter filhos. Outro fator importante é que 11% (1/10) dos avicultores é do sexo feminino e 89%(9/10) são do sexo masculinos, 78% (9/10) são casados, 22% (2/10) solteiros, também são associados a Cooperativas ou Associações 78% (8/10), 67%(7/10) tem acesso ao crédito, 77% (8/10) disseram necessitar de crédito para aumentar a produção, 22,2% (2/10) usam mão de obra familiar, 67% (7/10) usa mão de obra contratada, a principal atividade ainda é a Agricultura que representa 22,22% (2/10) das atividades no campo, seguido da criação de gado bovino que representa 20% (2/10)da atividade no campo, as demais representa 11,1% (1/10), dispõem de veículos próprios para transporte das aves 55,5% (5/10), tempo de atividade 44,4% (4/10) tem entre 1 e 2 anos, 22.2% (2/10) tem entre 3 e 4 anos e 33,3% (3/10) tem de 5 a 10 anos, também pode-se observar que 90%(9/10) dos avicultores tem até 5.000 mil aves e 10% (1/10) possui entre 5 e 10 mil. 10%(1/10) disseram ter dificuldades para comercializar sua produção, 20% (2/10) disseram ter pouca dificuldade e 70% (7/10) disseram não ter nenhum problema...(AU)
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