O ensino de epidemiologia e saúde pública em Universidades Federais do Brasil
Gonsalves, Márcia TorresCardozo, Rafael FeitosaBrandespim, Daniel Friguglietti
Objetivou-se com este trabalho avaliar ementas das disciplinas de epidemiologia e saúde pública das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que possuem o curso de medicina veterinária, observando o tipo de formação oferecida ao profissional que desejar seguir a área de saúde pública. Analisou-se matriz curricular, ementas das disciplinas de epidemiologia e saúde pública, além das cargas horárias. Foram encontradas disparidades nos conteúdos das ementas da disciplina de epidemiologia, sendo a UFMG com maior percentual de carga horária em relação ao total da carga horária do curso (3,9%) e em menor percentual a UFRRJ (1,3%). Analisando a ementa da disciplina de saúde pública, observou-se que não há nenhum conteúdo comum que esteja incluso em todas as ementas avaliadas, encontrando-se as zoonoses em maior proporção (61,1%) das IFES pesquisadas. Analisando as ementas da disciplina de epidemiologia percebeu-se maior ênfase no conteúdo relacionado aos métodos epidemiológicos (88,9%). Em menor proporção foram observados em ordem decrescente nas ementas, os conteúdos relacionados à estimativa populacional em 38,9%, epidemiologia das doenças por veículo comum em 22,2% e defesa sanitária animal em 11,1% das IFES. Concluiu-se que não há um padrão entre ementas além de cargas horárias em grande disparidade, o que pode acarretar em deficiências na formação de médicos veterinários que desejem ingressar no campo da saúde pública.(AU)
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