VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 92-95

Métodos substitutivos ao uso de animais vivos no ensino - métodos alternativos para aprendizado prático da disciplina técnica cirúrgica veterinária

A. Tudury, EduardoMaria de A. Potier, Glória

No Brasil, os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, dentre outros possuem aulas práticas onde são utilizados animais vivos (vivissecção) ou mortos, especificamente para fins didáticos. Na América Latina, Europa e nos Estados Unidos da América, muitas faculdades reduzem a utilização de animais, mesmo em aulas práticas de cirurgia, oferecendo substitutivos em todos os setores. Como métodos alternativos se tem utilizado vídeos demonstrativos e programas de computador, produtos e modelos sintéticos: do sistema circulatório, ósseos, do globo ocular e das diferentes partes do corpo dos animais para a pratica de punções venosas e cirurgias. Neste mesmo sentido existem modelos que simulam a anatomia de sapos, cavidade abdominal de cães e alternativas sintéticas desenvolvidas para a prática de microcirurgias em pequenos vasos. Há uma tendência mundial para a substituição de animais vivos por cadáveres para a realização de práticas cirúrgicas, assim como o estímulo à participação dos alunos em campanhas públicas de castração de cães e gatos. A eficácia dos métodos alternativos foi conferida por vários estudos realizados para demonstrar que os estudantes que os utilizaram, além de concordar na sua maioria com essas iniciativas, alcançaram o mesmo nível de conhecimento que os estudantes que utilizaram técnicas convencionais.

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