VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 30-35

Mastectomias parciais em cabras com mastite gangrenosa unilateral, diagnosticadas na Clínica de Grandes Animais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Regina Nascimento Fernando Burgos, FábiaLopes de Almeida, EdvaldoNery de Morais, FelipeKorinfsky Wanderley, ErikaSuely Assis Rabelo, SilvanaTavares de Melo, Mauro

A mastite gangrenosa é o processo inflamatório da glândula mamária causada frequentemente pelo Staphylococcus aureus, acometendo várias espécies de mamíferos, inclusive em humanos. Três cabras evidenciaram alterações no úbere aproximadamente 3 a 10 dias após o parto, durante a amamentação. Diagnosticadas na Clínica de Grandes Animais da UFRPE, onde foram colhidas secreções das tetas para análise bacteriana. Os animais foram encaminhados à cirurgia. Isolou-se da cultura do exsudato de todas as tetas com mastite gangrenosa Staphylococcus sp. Nas glândulas mamárias normais não houve isolamento bacteriano. Objetivou-se relatar a técnica de mastectomias parcias em cabras com mastite gangrenosa unilateral diagnosticadas na Clínica de Grandes Animais da UFRPE e o restabelecimento do bem-estar animal com a produção fisiológica de leite da glândula mamária não mastectomizada, permitindo a amamentação das crias.

Texto completo