Aprendizagem social na agricultura orgânica e convencional: uma análise comparativa
Cento, HakanBahsi, Nermin
RESUMO: O objetivo deste estudo é revelar e analisar comparativamente a importância da aprendizagem social no processo de aprendizagem em empresas agrícolas orgânicas e convencionais. Os dados primários obtidos a partir de um inquérito por questionário realizado a 120 agricultores do centro de Gaziantep e distritos vizinhos, de acordo com o método de amostragem aleatória simples, constituem o material principal deste estudo. Para poder aplicar diversos testes paramétricos, os dados foram testados quanto à conformidade com a distribuição normal e homogeneidade das variâncias, e foi determinado que os dados não apresentavam distribuição normal. Como os testes paramétricos não podem ser utilizados em dados que não são adequados para distribuição normal, foram utilizados os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney U para verificar se existe uma diferença significativa nas respostas dadas pelos agricultores às questões de acordo com o estatuto de produto biológico, produção ou não. De acordo com as conclusões, os agricultores que praticam a agricultura convencional estão mais em contato com os seus vizinhos sobre técnicas e estratégias de produção do que os seus homólogos da agricultura biológica. Este estudo revela que existem diferenças significativas na aquisição de conhecimento e nos processos de aprendizagem social entre agricultores orgânicos e convencionais na província de Gaziantep. As conclusões apoiam a hipótese de que os agricultores biológicos podem tender a receber informações de fontes mais formais e talvez mais modernas. Os resultados do estudo sugerem que as políticas agrícolas locais e nacionais devem adotar uma abordagem diversificada e dinâmica, em linha com as novas necessidades de conhecimento dos agricultores.
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