VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Análise morfológica do canal alimentar de Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae) submetida à formulação microencapsulada de Annona muricata L. (Annonaceae)

Figueiroa, Leonara Evangelista deDantas, Priscylla CostaValente, Ellen Carine NevesAraújo, Alice Maria NascimentoSilva, José Pedro daTrindade, Roseane Cristina Predes

O objetivo deste estudo foi obter informações sobre a morfologia externa e interna do canal alimentar da principal praga das brássicas, Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae), quando exposta a uma formulação microencapsulada do extrato da semente de Annona muricata L. (Annonaceae). A toxicidade da formulação microencapsulada das lagartas alimentadas por 12, 24 e 48 horas mais o controle foi avaliada para verificar alterações morfológicas externas e internas causadas pelo extrato que possam ter causado a morte das lagartas. Após os ensaios, o canal alimentar das lagartas foi dissecado, fixado, desidratado, bloqueado, cortado e colorido. Em seguida, lâminas histológicas foram produzidas e estudadas em microscopia óptica e microscopia de varredura (MEV). A formulação microencapsulada de A. muricata, causou danos irreversíveis ao canal alimentar de P. xylostella, com desorganização, estratificação celular e modificações na morfologia das células consideradas essenciais para a sobrevivência. Na análise por MEV, verificou-se que a membrana peritrófica e a camada muscular permaneceram intactas durante todos os ensaios. Os efeitos foram mais graves com mais horas de exposição. Esses resultados demonstraram que após contato por ingestão, o inseto morre por intoxicação e desorganização celular, inibindo sua capacidade de continuar se alimentando.

Texto completo