VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-9

Farinha de Pterygoplichthys spp. (Siluriformes: Loricariidae) é adequado para a cultura da tilápia juvenil do Nilo Oreochromis niloticus (Cichlidae)

Cano-Salgado, Martha PatriciaÁlvarez-González, Carlos AlfonsoMartínez-García, RafaelPeña-Marin, Emyr SaulRodríguez-Estrada, UrielBarba Macias, EverardoCivera-Cerecedo, RobertoGoytortua-Bores, Ernesto

Buscamos por um impacto positivo de utilidade nas espécies invasoras como Pterygoplichthys spp. Foi avaliado o nível ótimo de substituição da farinha de sardinha (SM) pela farinha de Pterygoplichthys spp. (PML) em dietas práticas para tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Foram utilizadas seis dietas experimentais; 50% PLM-50% SM, 60% PLM-40% SM, 70% PLM-30% SM, 80% PLM-20% SM, 90% PLM-10% SM e 100% PLM-0% SM. Em sistema de recirculação foram colocados 270 filhotes de tilápia machos (0.7 ± 0.1 g). As dietas foram triplicadas, o experimento durou 56 dias com amostragem a cada 14 dias, não houve diferença estatística para o crescimento. No final do experimento, foram determinados SGR, ADG, CF, WG, DFI, FCR e PER, não encontrando diferenças significativas (P> 0,05), embora tenha havido uma tendência indicando maior WG e PER na dieta 90% PLM-10% SM (93,56 ± 0,43% e 8,44 ± 1,18 g). A sobrevida foi superior a 90%, sem diferenças significativas. Além disso, não houve diferenças significativas na composição proximal de todo o peixe, enquanto o aparente coeficiente de digestibilidade de proteínas (81-90%) e lipídios (87-93%) também não mostrou diferenças significativas. Podemos concluir que o uso de 100% de farinha de Pterygoplichthys spp. pode substituir 100% de farinha de sardinha na alimentação de jovens O. niloticus sem afetar a sobrevivência, o crescimento, a composição química e a digestibilidade aparente dos nutrientes.(AU)

Texto completo