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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Motivação intrínseca à criatividade de empresas agrícolas na província de Kirehir, na Turquia

Õzdemir, Halil ÕzcanKan, MustafaDoan, Hasan GõkhanKan, Arzu

O setor agrícola, que ganhou importância com a Indústria 4.0 nos últimos anos, esforça-se por se adaptar às necessidades e exigências da época retirando sua estrutura tradicional. Nesse processo é importante aumentar a motivação do fator recursos humanos, que é o insumo mais importante da agricultura, em inovação, criatividade e empreendedorismo. Com este estudo, tentou-se revelar os fatores que afetam a motivação dos gerentes de empresas agrícolas na província de Kirsehir, na Turquia, sobre inovação e criatividade, que é uma das principais variáveis de crescimento. Os formulários do questionário foram preenchidos com 312 gerentes de empresas agrícolas, selecionados de acordo com o Método de Amostragem por Probabilidade. Os escores de motivação intrínseca para a criatividade (IMC) foram obtidos usando a escala de cinco pontos. Determinou-se que algumas variáveis sociodemográficas, agrícolas, econômicas e comportamentais para explorações agrícolas foram testadas com os níveis de IMC. Como resultado do estudo, foi determinado que variáveis como educação, status de seguridade social, parcela da renda agrícola, pobreza subjetiva e comportamentos de risco afetam significativamente o nível de IMC dos gerentes de empresas agrícolas. Como resultado, são necessárias medidas para aumentar as motivações internas e externas dos gerentes de empresas agrícolas, a fim de tornar a agricultura mais competitiva, rentável e sustentável, removendo-a da estrutura tradicional. Nesse sentido, não apenas o lado econômico, mas também o lado social da agricultura não devem ser ignorados e o potencial da agricultura deve ser mais utilizado nas reformas estruturais.(AU)

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