VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Acetonido de triancinolona, plasma rico em plaquetas e pentosano polissulfato sódico podem ocasionar estresse oxidativo em cultivo de condrócitos de equinos?

Palma, Heloisa EinloftGallio, MiguelSilva, Gabriele Biavaschi daCantarelli, CamilaWolkmer, PatríciaSalazar, Rodrigo Fernando dos SantosWergutz, JulienKrause, Luciana Maria FontanariKrause, AlexandreBrass, Karin EricaCorte, Flavio Desessards De La

A deterioração progressiva e perda da cartilagem articular são os eventos finais da osteoartrite (OA). Espécies reativas de oxigênio (ROS) têm papel importante na atividade catabólica de condrócitos, levando a morte celular e quebra dos componentes da matriz. Injeções intra-articulares de corticosteroides, como com o acetonido de triancinolona, são usadas para controle da dor e inflamação associadas à OA. Novos tratamentos para a OA, como o plasma rico em plaquetas e o pentosano polissulfato sódico, também tem sido utilizados e necessitam de maiores investigações para determinar sua segurança para as células articulares de equinos. Neste estudo in vitro, o uso destas três substâncias (acetonido de triancinolona, pentosan polissulfato de sódio de plasma rico em plaquetas) em condrócitos saudáveis de equinos não alterou o status antioxidante quando comparado aos grupos controle, indicando que puderam ser considerados seguros em condições saudáveis.(AU)

Texto completo