Triagem fitoquímica e atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico bruto das folhas de Sphagneticola trilobata (Asteraceae)
Leite, Ana Greice BorbaFarias, Eulina Tereza NeryCentral de Análises de Fármacos, Medicamentos e AlimentosOliveira, Ana Paula deAbreu, Ruan Emmanuell Franco deCosta, Mateus Matiuzzi daCentral de Análises de Fármacos, Medicamentos e AlimentosAlmeida, Jackson Roberto Guedes da SilvaEstevão, Lígia Reis de MouraEvêncio-Neto, Joaquim
RESUMO: Este estudo teve como objetivo realizar a triagem fitoquímica preliminar e testar a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico bruto das folhas de Sphagneticola trilobata. A identificação das classes de metabólitos secundários presentes no extrato foi realizada através da cromatografia em camada delgada analítica (CCDA). Para determinar a quantidade de fenóis e flavonoides totais foram utilizados os métodos espectrofotométricos de Folin-Ciocalteu e complexação com AlCl3, respectivamente. Para avaliar a atividade antimicrobiana foram testadas culturas de Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus spp., Escherichia coli, Serratia marcescens, Enterococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella Typhimurium, Klebsiella pneumoniae isoladas de pele humana e culturas de Staphylococcus spp. isoladas de pele de cães pelo método de microdiluição em caldo. Na triagem fitoquímica foi verificada reação positiva para a presença de derivados antracênicos, mono, sesqui e diterpenos. As análises colorimétricas mostraram conteúdos de fenóis totais e flavonoides totais de 21,7 ± 0,009 miligramas de equivalentes de ácido gálico por grama de amostra e 0,23 ± 0,005 miligramas de equivalentes de catequina por grama de amostra, respectivamente. Na análise microbiológica, o extrato hidroalcoólico das folhas de Sphagneticola trilobata apresentou atividade antimicrobiana frente às culturas de Staphylococcus spp., Escherichia coli, Serratia marcescens e Enterococcus faecalis. Todas as culturas de Staphylococcus spp. isoladas de pele de cães foram sensíveis ao extrato. Conclui-se que o extrato hidroalcoólico bruto das folhas de Sphagneticola trilobata possui entre seus metabólitos secundários os flavonoides e terpenoides que contribuíram com a atividade antimicrobiana frente às bactérias isoladas de pele de diferentes origens.
Texto completo