Triagem fitoquímica e atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico bruto das folhas de Sphagneticola trilobata (Asteraceae)
Leite, Ana Greice BorbaFarias, Eulina Tereza NeryOliveira, Ana Paula deAbreu, Ruan Emmanuell Franco deCosta, Mateus Matiuzzi daAlmeida, Jackson Roberto Guedes da SilvaEstevão, Lígia Reis de MouraEvêncio-Neto, Joaquim
Este estudo teve como objetivo realizar a triagem fitoquímica preliminar e testar a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico bruto das folhas de Sphagneticola trilobata. A identificação das classes de metabólitos secundários presentes no extrato foi realizada através da cromatografia em camada delgada analítica (CCDA). Para determinar a quantidade de fenóis e flavonoides totais foram utilizados os métodos espectrofotométricos de Folin-Ciocalteu e complexação com AlCl3, respectivamente. Para avaliar a atividade antimicrobiana foram testadas culturas de Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus spp., Escherichia coli, Serratia marcescens, Enterococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella Typhimurium, Klebsiella pneumoniae isoladas de pele humana e culturas de Staphylococcus spp. isoladas de pele de cães pelo método de microdiluição em caldo. Na triagem fitoquímica foi verificada reação positiva para a presença de derivados antracênicos, mono, sesqui e diterpenos. As análises colorimétricas mostraram conteúdos de fenóis totais e flavonoides totais de 21,7 ± 0,009 miligramas de equivalentes de ácido gálico por grama de amostra e 0,23 ± 0,005 miligramas de equivalentes de catequina por grama de amostra, respectivamente. Na análise microbiológica, o extrato hidroalcoólico das folhas de Sphagneticola trilobata apresentou atividade antimicrobiana frente às culturas de Staphylococcus spp., Escherichia coli, Serratia marcescens e Enterococcus faecalis. Todas as culturas de Staphylococcus spp. isoladas de pele de cães foram sensíveis ao extrato. Conclui-se que o extrato hidroalcoólico bruto das folhas de Sphagneticola trilobata possui entre seus metabólitos secundários os flavonoides e terpenoides que contribuíram com a atividade antimicrobiana frente às bactérias isoladas de pele de diferentes origens.(AU)
Texto completo