Comportamento do consumidor: condicionadores na decisão de aquisição de leite fluido
Breitenbach, RaquelBrandão, Janaína Balk
Considerando condições econômicas, contingênciais e culturais que interferem na demanda do consumidor, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o grau de importância dessas variáveis na decisão do consumidor brasileiro de comprar leite fluido. Um total de 1.015 consumidores de leite foi pesquisado por meio de ferramentas não probabilísticas, como rede de contatos de pesquisadores, bola de neve e amostras autogeradas, em um questionário virtual. Testes não paramétricos e análises estatísticas univariadas foram aplicados, incluindo o teste qui-quadrado. O perfil do consumidor interfere com os critérios de seleção na compra de leite fluido da seguinte forma: (a) as mulheres consideram preço, origem do produto, recomendação de amigos, aparência do produto, ofertas de venda e marca como os condicionantes mais importantes; (b) os jovens, com idade entre 18 e 25 anos, consideram a origem do produto um atributo menos importante; (c) consumidores com mais de 45 anos de idade valorizam menos a variável preço; (d) os consumidores com renda de até um salário mínimo valorizam as ofertas de venda. Esta pesquisa teoricamente confirma a hipótese de que informações prévias sobre a produção de leite, principalmente as marcas, levam à decisão de comprar leite fluido, especialmente no caso das mulheres. O preço e a disponibilidade do produto são restrições complementares.(AU)
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