VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Marketing do turismo rural: Turismo lavanda na Turquia

Giray, Fatma HandanKadakolu, BektaÇetin, FatmagülBamoi, Abdou Gafarou Abdoulaye

Este estudo teve como objetivo compreender o marketing do turismo rural através dos olhos dos visitantes e discutir sua sustentabilidade. O que torna o marketing do turismo rural mais sofisticado e complexo é que ele é um marketing de serviços, associado a atividades agrícolas, condições naturais e áreas rurais, e os principais provedores não têm experiência em turismo rural ou marketing de serviços. O estudo investigado a percepção de visitantes em uma pequena aldeia, Kuyucak, no sudoeste da Turquia, onde o turismo rural baseado na produção de lavanda se desenvolveu recentemente. Os resultados da análise de 175 questionários preenchidos pelos visitantes online mostraram que mais da metade dos entrevistados ouviram e receberam informações sobre o vilarejo pelas mídias sociais, e embora o objetivo principal de sua visita tenha sido declarado como natureza experiência rural e recreação feriado, a principal motivação da maioria foi tirar e compartilhar fotos através de ferramentas de mídia social. O surgimento da lavanda e o compartilhamento prévio de mídias sociais são determinantes muito importantes na tomada de decisões e expectativas dos visitantes. Os resultados da análise fatorial mostram que dois componentes compostos pelas variáveis relativas à percepção pré-visita e às condições físicas da aldeia, juntos, explicam 65% da satisfação geral. O que foi considerado interessante foi o componente sobre a percepção deles antes de visitar, o que significa que o que eles esperavam ver era mais importante do que o que eles realmente viram e encontraram o que foi representado pelo componente em evidências físicas sobre a satisfação dos visitantes. Fazer com que os visitantes experimentem sua percepção pré-visita contribuirá para a sustentabilidade das atividades de turismo rural e seus benefícios na área.(AU)

Texto completo