VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Coeficientes de digestibilidade aparente da energia e proteína da silagem de sorgo com alto e baixo tanino pela tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)

Massamitu Furuya, WilsonCarolina Rosa Silva, LilianRibeiro Neves, PatríciaBotaro, DanieleHayashi, CarminoCláudio Furlan, AntônioGomes dos Santos, Vivian

Este estudo foi realizado para determinar o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) da energia bruta e proteína bruta da silagem de sorgo de baixo tanino (SSBT) e da silagem de sorgo de alto tanino (SSAT) para a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). A ração referência foi misturada aos ingredientes-teste na proporção de 60:40. Os peixes (53,26 ± 12,94g) foram alimentados até a saciedade aparente e as fezes foram coletadas após sedimentação. A fibra em detergente neutro foi utilizada como indicador endógeno. Os CDA da energia bruta e proteína bruta da SSBT e SSAT variaram entre 70,17 e 68,37% e 84,94 e 82,40%, respectivamente. Os valores de energia digestível foram de 3049,81 e 2954,74kcal kg-1 para SSBT e SSAT, respectivamente. A SSBT apresentou valores significa-tivamente (P 0,05) maiores de energia e proteína digestíveis em relação ao SSAT. Os resultados indicaram que a tilápia do Nilo pode utilizar a energia bruta e proteína bruta da silagem de sorgo eficientemente.

Texto completo