Presença do DNA viral em complexos cumulus oóphorus de vacas clinicamente saudáveis e naturalmente infectadas pelo Herpesvirus bovino 1 (BoHV1)
Mendes, Vívian Rachel de AraújoPereira, Emílio César MartinsCosta, Eduardo Paulino daSilva Júnior, AbelardoRodrigues, Ana Clara FidélisSilva, Talita Fernandes daCosta, Sanely Lourenço daFreitas, Pedro Paulo TeixeiraPereira, Jhonata Vieira Tavares do NascimentoFerreira, Hanna Carolina CamposSantos, Marcus Rebouças
O objetivo deste estudo foi verificar a presença do DNA do herpesvirus bovino 1 (BoHV1) em Complexos Cumulus Oóforus (COCs) e sangue de vacas naturalmente infectadas. Os COCs foram obtidos de 15 doadoras por meio de aspiração folicular guiada por ultrassom (OPU). A extração do DNA foi realizada em um pool de COCs de todas as aspirações de uma mesma doadora e no sangue total. Após este procedimento, seguiu-se a realização das reações de Nested-PCR. O DNA do BoHV1 foi identificado no pool de COCs de três doadoras soropositivas, não sendo detectado em nenhuma das amostras soronegativas. Entretanto, não foi encontrado DNA viral em amostras sanguíneas, mesmo nas oriundas de animais soropositivos. Todas as amostras de sangue e COCs foram submetidas à Nested-PCR para a detecção do BoHV5, não sendo encontrado nenhum resultado positivo. Os resultados obtidos permitem concluir que o DNA viral pode estar presente em estruturas ovarianas de vacas infectadas naturalmente pelo BoHV1.
Texto completo