CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR E DO MERCADO DA CARNE SUÍNA NA MICRORREGIÃO DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA
Moisés Macêdo Bezerra, JoséCavalcante Neto, Aderbalda Paz Gomes da Silva, LudmilaFrederico Lui, JeffreyEvangelista Rodrigues, AdrianaDomiciano Dantas Martins, Terezinha
Este trabalho objetivou caracterizar o perfil do con-sumidor e do mercado da carne suína e seus derivados na microrregião de Campina Grande, PB. Foram entrevistadas diretamente, mediante questionário em que havia 43 ques-tões fechadas, quatrocentas pessoas residentes nas cidades de Campina Grande, Queimadas, Puxinanã, Boa Vista, Serra Redonda, Massaranduba, Lagoa Seca e Fagundes, sendo que o entrevistador fazia as perguntas e anotava as respostas. Com o objetivo de garantir a representação da amostra, fez-se um planejamento de controle da aplicação dos questionários, no intuito de se ter uma distribuição he-terogênea da população quanto aos parâmetros de estrato social, sexo e idade. Os dados coletados foram processa-dos, utilizando-se o programa Microsoft Excel. Dentre os entrevistados, 78,25% consomem a carne suína e 21,75% não. Entre os não-consumidores, 40,23% alegam ser ve-getarianos, 21,68% acham-na gordurosa, 12 % julgam-na carregada (faz mal), 11,90% por restrição médica, 10 % por questões de saúde e 4,60% alegam que não a conso-mem por fazer regime de emagrecimento. Ficou claro que os consumidores da microrregião de Campina Grande que evitam se alimentar de carne suína e seus derivados não o fazem pela falta de informação quanto à procedência e qualidade nutricional dessa carne. PALAVRAS-CHAVES: Carne suína, consumidor, mercado, perfil.
Texto completo