VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Melhorando o cultivo de Pleurotus ostreatus (Jacq.) P. Kumm na casca do tucumã (fruto de Astrocaryum aculeatum) por meio da avaliação da influência da umidade e de suplementação com farelo de trigo

Lotas, K. M.Fonseca, R. S. K.Costa, J. C. M.Cortez, A. C. A.Souza, F. C. A.Fernandes, F. S.Ennes, J. F. V.Silva, J. P. A.Carneiro, L. M.Canto, E. S. M.Zelski, S. E.Souza, J. V. B.Souza, E. S.

Resumo Este estudo investiga o impacto da umidade e da suplementação com farelo de trigo na eficiência biológica (EB) e no perfil nutricional de Pleurotus ostreatus (Jacq.) P. Kumm cultivado em casca de tucumã, como é conhecido o fruto do tucumãzeiro (Astrocaryum aculeatum G. Mey). Utilizando um planejamento fatorial, as variações na composição do substrato foram sistematicamente analisadas para determinar as condições ideais para a produção de cogumelos. A metodologia abrangeu aquisição de cepas, preparação de semente e substrato, indução de frutificação, cálculo de eficiência biológica e análise de composição química de substrato e cogumelos. Os resultados destacaram uma variação significativa no EB entre diferentes níveis de umidade e suplementação de farelo, com o EB mais alto (45,6%) observado com 50% de umidade e 5% de suplementação de farelo. A análise estatística revelou que ambos os fatores, individual e interativamente, influenciam significativamente o EB. A análise química dos cogumelos apresentou um perfil nutritivo, enfatizando o potencial desta abordagem de cultivo para a produção de fontes alimentares de alto valor. As descobertas contribuem para a compreensão da otimização de substratos para o cultivo de cogumelos, oferecendo insights sobre práticas agrícolas sustentáveis ​​e segurança alimentar.

Texto completo