VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Impacto das mudanças climáticas e dos determinantes sociais na distribuição espacial e epidemiológica da tuberculose no estado do Pará: uma perspectiva para a COP 30

Tavares-Cohén, G.A.Simões-Castro, A.P.Andrade-Sales, C.Mendonça-Cavalcante, P.AMoreira-Sena, M.P.Brito-Alves, B.C.El-Awar, U.G.Araújo-Sardinha, A.W.Azevedo-Ribeiro, C.H.M.Fernandes-Vieira, J.L.Pereira-Sena, L.W.

Resumo Tuberculose é um desafio crítico para a saúde pública no Brasil, com o estado do Pará apresentando altas taxas de incidência relacionadas a desigualdades sociais, urbanização acelerada e condições climáticas adversas. Este estudo analisa a epidemiologia da tuberculose na Região Metropolitana de Belém entre 2018 e 2022, correlacionando determinantes sociais, ambientais e os impactos das mudanças climáticas. Foram utilizados dados georreferenciados, análise temporal e modelagem preditiva para identificar padrões epidemiológicos e clusters de alta incidência. Belém concentrou 60,1% dos casos na região, destacando a influência de densidade populacional e vulnerabilidades socioeconômicas, exacerbadas por eventos climáticos extremos. Os resultados reforçam a necessidade de integrar políticas públicas e sustentabilidade, destacando a COP30 como oportunidade para catalisar ações locais e globais.

Texto completo