Efeitos benéficos do ácido ascórbico e das sementes de Ammi Visnaga na citotoxicidade do fumo de cigarro e narguilé nos pulmões e ventrículo e cardíaco
Alsarhan, A. A.Al-Shawabkeh, J. D.Abu Laban, N. M. F.Ababnheh, S. K.Shraideh, Z.Badran, D.Odat, O.Mansour, G.Alkhawaldeh, A. K.Sultana, N.
Resumo Um estudo atual investigou os efeitos do fumo (cigarros e narguilés) no pulmão e ventrículos cardíacos, comparando os efeitos citotóxicos do fumo com certos antioxidantes naturais. Um total de 56 ratos albinos machos foram aleatoriamente divididos em 7 grupos (N = 8 por grupo). O grupo 1 foi um controle negativo exposto ao ar fresco; o grupo 2 foi um grupo positivo exposto às marcas de cigarro mais populares no mercado jordaniano (cigarros LM vermelhos) por 30 dias consecutivos, um cigarro por rato. Os grupos 3 e 4 foram expostos a um tratamento de tabagismo com um dos antioxidantes naturais (vitamina C, extrato de semente de Ammi Visnaga, respectivamente). Os ratos do grupo 5 foram expostos à fumaça de narguilé aromatizada resultante da queima completa de 20 g de carvão por 30 dias, uma sessão por dia, e os grupos 6-7 foram expostos ao tabagismo com tratamento com um dos antioxidantes naturais selecionados (ácido ascórbico, vitamina C, extrato de semente de Ammi Visnaga). De acordo com investigações de imuno-histoquímica, a exposição ao tabagismo foi associada a consequências negativas nos tecidos. Ambos os tipos de modelos de tabagismo induziram a expressão da proteína p53 nos tecidos cardíaco e pulmonar. No entanto, o p53 foi levemente expresso no coração e consideravelmente no pulmão. Em conclusão, foram conduzidas investigações sobre o impacto do tabagismo em diferentes níveis, como alterações histológicas na traqueia, pulmão e ventrículo cardíaco, bem como sua influência na expressão da proteína p53. A administração de extrato de semente de Ammi Visnaga e ácido ascórbico exibiu efeitos protetores contra os efeitos prejudiciais do tabagismo por todos os métodos mencionados.
Texto completo