Educação Ambiental e consumo de água em residências da zona rural
Yaulilahua-Huacho, RHuere-Peña, J. LDueñas-Jurado, CSumarriva-Bustinza, L. ACastañeda-Campos, CGave-Chagua, J. LCcente-Chancha, E. JMartínez-Cáceres, M. AAyuque-Rojas, J. CCastrejon-Valdez, MChávez Sumarriva, N. L
A água é um recurso básico para a sobrevivência do ser humano. Entretanto, nem todos têm acesso a este recurso e, dessa forma, acabam procurando formas de sobreviver em meio a condições desfavoráveis. É importante ressaltar que a educação ambiental focada no consumo seguro da água é fundamental para melhorar seus hábitos. A partir desse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção educativa em uma área rural que não tem acesso à água potável e é abastecida por poços superficiais. Foi utilizada uma metodologia quantitativa pré-experimental que envolve três etapas: diagnóstico, intervenção educativa e avaliação. Os resultados mostraram que a intervenção educativa trouxe mudanças significativas no conhecimento e nos hábitos de consumo seguro de água (p < 0,001). Além disso, o aprendizado persistiu após a intervenção educativa e os hábitos continuaram a melhorar. Identificou-se também que não houve diferenças significativas em termos de gênero e nível educacional. Conclui-se que a implementação de programas de educação ambiental de curto prazo contribui para provocar mudanças no conhecimento e nos hábitos das populações vulneráveis ââque não têm acesso à água potável.
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