VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Análise do sistema de inovação na adoção das variedades de arroz IR-43 (NIR) e Tinajones pelos agricultores do Vale do Camaná

Zegarra-Flores, J. A.Condori-Ramos, A. R.Coloma-Dongo, F. E.Llatasi, E. E. C.Llatasi, F. G. C.Caceres, C. G. M.Mamani, C. M. C.Areche, F. O.Paricanaza-Ticona, D. C.Quispe, E. E. T.Leon-Gomez, R.

Resumo Nos últimos 30 anos, a produção de arroz no Peru cresceu 4,88 vezes. O arroz no Vale do Camaná, no departamento de Arequipa, é uma das culturas alimentares mais importantes da economia regional, com um recorde mundial em rendimento de arroz em casca. O objetivo foi analisar o sistema de inovação na adoção das variedades de arroz IR-43 (NIR) e Tinajones pelos agricultores do Vale do Camaná e determinar os impactos nas melhorias na qualidade de vida desses produtores. Este estudo utilizou a estrutura de sistemas de inovação para explorar quatro aspectos principais dos sistemas de inovação: atores, os papéis que desempenham e as atividades em que estão envolvidos, atitudes e práticas dos principais atores, padrões de interação entre os principais atores e o ambiente propício. Foi determinado que a adoção das variedades IR-43 (NIR) e Tinajones foi facilitada pela existência de uma diversidade de mecanismos de inteligência coletiva para organizar interações para inovação. Foram identificados atores governamentais (INIA, SENASA, Agências Agrárias); empresas privadas (CORDESA Camaná, casas comerciais, empresas fitossanitárias), mídia, produtores de arroz, um regime sociotécnico que constitui as usinas, entidades financiadoras, agentes de informação de mercado e marketing, formando uma rede de atores sociais e econômicos que interagem entre si para a adoção de variedades de arroz. Os meios de subsistência dos produtores foram favorecidos pelo capital humano, social, natural, financeiro e político. O aumento dos rendimentos e um melhor preço do produto lhes permitem melhorar suas economias.

Texto completo