VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Ocorrência e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em ambientes com cultivo de erva mate (Ilex paraguariensis - Aquifoliaceae)

Santos, V. J. dosBarros, G. deMoreira, T. FGiovenardi, A. de RMagalhães, J. BSteffen, G. P. KStürmer, S. LSilva, R. F. da

A erva-mate (Ilex paraguariensis) representa uma cultura de importância econômica, social e ecológica para as regiões de cultivo. Devido às variações químicas, físicas e biológicas que ocorrem nos diferentes solos onde a erva-mate é explorada economicamente, as associações simbióticas com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) garantem a capacidade da planta de absorver nutrientes. O objetivo deste estudo foi identificar e quantificar a ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em diferentes ambientes de cultivo de erva-mate. A pesquisa foi realizada em quatro áreas localizadas na zona rural do município de Seberi/RS: Ambiente com produção de erva-mate no sistema convencional, sistema silvipastoril, sistema orgânico e mata nativa. As suposições de normalidade dos resíduos e homogeneidade das variâncias foram verificadas pelos testes de Lilliefors e Qui-quadrado e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. Além de cálculos de diversidade, espécies equivalentes e índices de equivalência. A presença de esporos de FMAs apresentou relação direta com a disponibilidade de fósforo (P) em cada tratamento, com redução na contagem no sistema orgânico, com teor de P inferior a 3 mg kg-1 de solo. As espécies com maior predominância foram as Acaulosporaceae (Acaulospora colombiana, A. delicata e A. tuberculata), seguidas pelas Glomaceae (Glomus ambisporum e Glomus pansihalos) nos sistemas convencional e silvipastoril. Os sistemas silvipastoril e convencional apresentaram os maiores níveis de diversidade de Shannon-Weaver (H') e equitabilidade de Pielou, demonstrando maior diversidade e consequentemente maior riqueza e uniformidade.

Texto completo