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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Epidemiological aspects of scorpionic accidents in a municipality in Brazils northeastern

Santos, A. M. L.Magalhães, P. K. A.Jesus, L. C. C.Araújo, E. N.Araújo, L. M.Correia, M. S.Ferreira-Júnior, G. C.Ferreira, J. R. S.Araújo, D. M.Costa, J. G.Souza, M. A.Fonseca, S. A.Pavão, J. M. S. J.Santos, A. F. dosMatos-Rocha, T. J.

Resumo Os acidentes escorpiônicos apresentam-se como um grande problema de saúde pública em virtude da grande ocorrência com potencial gravidade. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo analisar a ocorrência de acidentes escorpiônicos em um município do nordeste brasileiro. Foi realizado um estudo descritivo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa em que foram utilizados dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2008 a 2018. Também foram utilizados dados como bairro, presença de feiras livres e a existência de saneamento básico e dados climáticos como temperatura e estação do ano. O geoprocessamento foi utilizado para identificar as possíveis alterações no ambiente. No período analisado, foram registrados 9,330 casos de acidentes com escorpião, com média de 848 notificações anuais. Os acidentes escorpiônicos ocorreram com mais frequência em mulheres (5,686; 60,94%). Em indivíduos na faixa etária de 20 a 29 anos (1,727; 18,51%) foram mais frequentes a picada de escorpião. Com relação ao local das picadas destacaram-se o pé (3,515; 37,67%), seguido da mão (2,818; 30,20%). Não foi observada relação estatisticamente significativa entre os fatores clímáticos e os acidentes escorpiônicos. Foi observado elevado número de casos de acidentes escorpiônicos nos últimos 11 anos estudados. Ficou evidente que durante o período de estudo não existiu relação estatística quando se correlacionou fatores climáticos aos acidentes escorpiônicos. Por sua vez, ao verificar os resultados da análise de geoprocessamento foi visto que fatores antrópicos têm sido motivadores da potencialização da ocorrência desses acidentes.

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