Atividade antioxidante, antibacteriana e efeito inibidor de dissacaridases intestinais de extratos obtidos das sementes de Eugenia uniflora L.
Lazzarotto-Figueiró, JCapelezzo, A. PSchindler, M. S. ZFossá, J. F. CAlbeny-Simões, DZanatta, LOliveira, J. VDal Magro, J
A utilização de plantas com fins medicinais para prevenção, tratamento e cura de doenças é uma prática antiga utilizada pela humanidade, sendo que muitas espécies vegetais são usadas para a pesquisa da bioprospecção. Neste contexto, destaca-se a Eugenia uniflora L., conhecida popularmente como pitangueira e pertencente à família Myrtaceae, com ampla distribuição geográfica e nativa do Brasil. Diante das qualidades terapêuticas da planta e a falta de estudos sobre suas sementes, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o perfil fitoquímico dos extratos das sementes de Eugenia uniflora L. a partir de diferentes solventes, bem como sua atividade antibacteriana, antioxidante e seu efeito inibidor de dissacaridases intestinais. Os resultados mostraram um alto teor de compostos fenólicos e flavonóides totais, caracterizando a atividade antioxidante, destacando também a melhor ação bacteriostática para a cepa Gram positiva de Staphylococcus aureus na fração etanólica. Em relação às dissacaridases, uma forte ação inibitória foi observada para todas as concentrações, evidenciando um potencial anti-hiperglicêmico. A presente pesquisa permitiu concluir que as sementes de Eugenia uniflora L. apresentam atividades biológicas promissoras para o setor industrial, mas é necessária uma investigação mais detalhada de seus compostos bioativos.(AU)
Texto completo