VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 134-144

Qualidade microbiológica de ostras (Crassostrea sp) e de águas coletadas em cultivos e em bancos naturais de Cananéia (SP)

Ballesteros, Eliete RodriguesAndrade, Vanessa da CostaBarbieri, EdisonPinto, Aline BartelochiOliveira, Raphaela Sanches deOliveira, Ana Júlia Fernandes Cardoso de

O consumo de organismos marinhos, especialmente moluscos bivalves, pode afetar a saúde humana, uma vez que os mesmos concentram em seus tecidos, partículas em suspensão, incluindo microrganismos patogênicos. A região de Cananéia é a maior produtora de ostras do Estado de São Paulo, e em 1999 foi fundada a Cooperostra (Cooperativa dos Produtores de ostras de Cananéia), que promove o processo de depuração das ostras em tanques estéreis, levando a redução e/ou eliminação das substâncias retidas nos seus tecidos. Os objetivos do presente estudo foram (i) avaliar a qualidade das águas nas adjacências de bancos naturais e nas etapas do processo de depuração realizado na Cooperostra, através da determinação de Escherichia coli, coliformes totais e coliformes termotolerantes e (ii) avaliar a contaminação de Crassostrea sp por Salmonella sp., coliformes totais, coliformes termotolerantes e Staphylococcus coagulase positiva, em exemplares coletados em áreas naturais de cultivo e na Cooperostra, avaliando o grau de contaminação dos organismos e a eficiência do processo de depuração. Os resultados mostraram uma diminuição nas densidades de Salmonella sp e de coliformes nos tecidos das ostras, após o processo de depuração, entretanto, as densidades de Staphylococcus coagulase positiva apresentaram níveis elevados, o que pode ser indicativo de contaminação por manipulação. Os resultados para Salmonella sp. estavam em conformidade com a RDC nº 12.(AU)

Texto completo