Sensory perception and consumer profile in relation to bovine meat packed in modified atmosphere packaging
Puel, Amabile CarineCarvalho, Sandra Regina Souza Teixeira dePereira, Marcio CinachiPickler, LurielySperandio, Amanda ReginaLima, André Luis Ferreira
Objetivou-se avaliar a influência do perfil socioeconômico de 338 pessoas que responderam questões sobre o conhecimento, consumo, fatores determinantes na aquisição, frequência de consumo, local de aquisição, avaliação dos aspectos gerais pelo consumidor e repetição de aquisição da carne bovina embalada com embalagem com atmosfera modificada (EAM). Foi utilizada a metodologia de modelos lineares generalizados, GENMOD, com função de ligação probit para testar a interação das questões com o perfil socioeconômico e para todas as variáveis significativas foi calculado o risco por meio da odd ratios(OR) em um intervalo de confiança de 95%. Apenas a idade e a escolaridade influenciaram na disposição dos consumidores quanto às questões levantadas no questionário. A maioria das pessoas que respondeu o questionário nunca havia consumido nenhum produto embalado com EAM, porém possuem grande interesse em experimentá-lo. Dentre os consumidores que já haviam consumido algum produto embalado com EAM, a grande maioria consumiu carne bovina. Os consumidores com idades acima de 50 anos mostraram uma maior tendência a consumir carne bovina com EAM por mais de uma vez por semana. A aparência foi o principal fator para a tomada de decisão durante a compra e o supermercado é o principal local de aquisição do produto. A grande maioria dos consumidores gostou e compraria novamente a carne bovina embalada com EAM.(AU)
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