Aplicação de instrumentos educacionais participativos em aula de pós graduação
Garcia, Adriana F. de STriska, Andrea B. LPratti, Andrea N. AVieira, Juliana FPavan, Luana R. BPrado, Miriam SArtacho, Natália SBacalhau, RafaelCardoso, Tadeu C. MRocha, ArnaldoRaimundo, Daniele CKuroda, Rosely B. S
Metodologias participativas, como Photovoice e jornal, podem ser uma boa opção de ensino e aprendizagem, especialmente quando se quer identificar e explorar os conhecimentos prévios das pessoas envolvidas no processo e quando se espera que as interações resultem em mudanças, principalmente pelos ganhos de conhecimentos novos acrescidos aos prévios. Neste trabalho busca-se dar visibilidade à construção coletiva do conhecimento, relatando uma experiência de aplicação dessas duas metodologias participativas que valorizam a troca de conhecimento num processo de interação interpessoal entre os discentes e docentes do curso de pós-graduação em Saúde e Bem-Estar animal do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A análise dos discursos colhidos no Photovoice permitiu o compartilhamento de percepções e significados pessoais que resultaram em reflexões, desconstruções e reconstruções dos saberes a respeito do assunto. A construção do jornal proporcionou aos alunos além da pesquisa cientifica sobre os temas decididos entre eles, a difusão da abordagem no âmbito social pela otimização de habilidades e possibilidade de atuarem de maneira participativa e analítica, integrando o coletivo e o individual. Ambas as atividades foram bem avaliadas pelos alunos que as definiram como instrumentos que permitem a união e a liberdade do grupo para expressar, de uma maneira informal, uma opinião sobre o tema sem perder o foco da importância do assunto.(AU)
Texto completo