O ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA NAS ESCOLAS DE MEDICINA VETERINÁRIA: AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO ESPELHO PARA AS PARTICULARES.
A. CRUZ, C.M. N. PAULA, E.S. L. NOGUEIRA, C.B. DELAMONICA, M.B. MEIRELLES-BARTOLI, R.P. BURGER, K.A. MATHIAS, L.
A demanda por Médicos Veterinários envolvidos em saúde pública e na estratégia Um mundo uma saúde vem aumentando no Brasil e no mundo, surgindo a preocupação com a formação acadêmica nessa área. Uma vez que o número de instituições privadas de ensino superior em Medicina Veterinária aumenta a cada ano no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo verificar se a carga horária dedicada a essas de Saúde Pública disciplinas favorece o egresso para atuação na área, além de comparar estatisticamente a carga horária em saúde pública das matrizes curriculares de instituições de ensino superior (IESs) públicas e particulares da região sudeste do Brasil. Foi utilizada pesquisa documental tomando como fonte as matrizes curriculares utilizadas nos cursos de graduação em Medicina Veterinária das IESs. Para a análise estatística foi utilizado software R e foi feita análise de variância para verificar influências do Estado e do tipo de administração da carga horária. A partir da análise de 87 matrizes curriculares, nota-se que a média de carga horária dedicada à saúde pública é de apenas 239,54 horas contra 1.182, 76 horas para a clínica veterinária, por exemplo. Por meio da análise de variância entende-se que não há efeito de tratamento; portanto, não há efeito dos fatores nem há interação. Ao se analisar o resíduo não há normalidade a 5% (P 0,05), mas há normalidade a 1% (P >
Texto completo