VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Fatores associados à percepção e atitude de consumidores de carne bovina com certificação de origem em contagem, mg, brasil / factors associated with perception and attitude of beef consumers regarding origin certification in contagem, mg, brazil

FARIA, P. B.LOPES, M. A.BRUHN, F. R. P.MELADO, F. M. C.NETO, A. F.PREVIDELLI, R. L.

O objetivo deste estudo foi levantar o perfil de percepção e atitude dos consumidores de carne bovina na cidade de Contagem, Minas Gerais, Brasil, e também verificar quais os fatores socioeconômicos estão relacionados à compra de carne com certificação de origem. Os dados foram levantados de entrevistas feitas com 400 consumidores (n = 400) em abril de 2012, em alguns supermercados locais, em Contagem, Minas Gerais, Brasil. Os questionários, realizados por um único pesquisador, basearam-se em um formulário estruturado com 36 questões de múltipla escolha. As variáveis foram descritas e um modelo de múltiplas equações de estimação generalizadas (EEG) de regressão logística foi elaborado para identificar possíveis associações entre as características socioeconômicas dos consumidores e os principais atributos da carne que influenciam a decisão de compra. A presença do carimbo colocado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) no produto foi o atributo que mais influenciou as decisões de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistad

Texto completo