[Efeitos na produtividade e no valor nutricional da silagem de milho tratada com fungicida foliar e inoculante microbiano na ensilagem]
Neumann, M.Horst, E.H.Pereira, E.L.C.Cesar, P.V.P.Souza, A.M.Baldissera, E.Kalinovski, V.Pinto, D.R.S.Costa, L.Venancio, B.J.
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a produtividade, as características morfométricas e o valor nutricional do milho, com uso de fungicida foliar associado a inoculante na ensilagem, sobre as características químico-fermentativas da silagem. As aplicações do fungicida piraclostrobina + fluxpiroxade foram realizadas nos estádios vegetativo-oito e pendoamento, e as avaliações das plantas ocorreram simultaneamente na colheita (fase de grãos pastosos), quando foi aplicado o inoculante composto por cepas de Lactobacillus buchneri e L. casei para a produção de silagem. O uso de fungicida diminuiu a porcentagem de área foliar afetada por Diplodia macrospora Earle, Cercospora zeae-maydis e Phaeosphaeria maydis. Na colheita, o milho apresentou menor número de folhas secas e maior produtividade de biomassa fresca (66.368 vs. 62.015kg·ha-1) e seca (20.964 vs. 19.485kg·ha-1) com fungicida. O fungicida reduziu teor de LDA de 5,99% para 5,16%, gerando maior ISDMD para planta inteira (43,14 e 62,57%, para 24 e 48 horas, respectivamente). A associação do fungicida com inoculante promoveu maior concentração de ácido acético do que quando cada um foi utilizado isoladamente, e as perdas de matéria seca da silagem com inoculante foram maiores que as da silagem controle (8,88 vs. 12,78%, respectivamente). Fungicida e inoculante utilizados associados proporcionaram silagens com menor teor fibroso.
Texto completo