Coalimentação utilizando alimento vivo e ração na primeira alimentação do pequeno bagre Trachelyopterus galeatus (Linnaeus 1766)
Marinho, Y. FOliveira, C. Y. BMendes, L. E. MSantos, I. R. ADias, J. A. RÂndrade, MLopes, Y. V. AAzevedo, J. W. JLourenço, C. BMoura, R. S. TOttoni, F. P
Este estudo avaliou o efeito da coalimentação com ração comercial e alimentos vivos (enriquecidos ou não com microalgas) no crescimento e na sobrevivência das larvas de Trachelyopterus galeatus. Foram realizados cinco tratamentos: ração comercial como controle (F); náuplios de artêmia (BS); náuplios de artêmia enriquecidos com microalga Chaetoceros sp. (BSM); ração combinada com náuplios de artêmia (F+BS) e ração combinada com náuplios de artêmia enriquecidos com microalga (F+BSM). As larvas (5,00±0,02mg e 5,95±0,33mm) foram criadas por 30 dias. Não houve diferenças significativas (P>0,05) na qualidade da água entre os tratamentos, mas houve diferenças significativas no peso, no ganho de peso e na sobrevivência. Os tratamentos F+BS e F+BSM, que envolveram coalimentação, mostraram os melhores resultados em peso final (0,168±0,004g e 0,169±0,007g) e em ganho de peso (0,1278±0,004g e 0,1294±0,007g), respectivamente. Os tratamentos com alimentos vivos, enriquecidos ou não, mostraram altas taxas de sobrevivência acima de 73%, sem diferenças significativas entre eles. Por outro lado, o uso exclusivo de ração resultou em baixa sobrevivência (36,7±9,53%), indicando que isso pode resultar em baixo crescimento e inviabilizar a produção de larvas de T. galeatus.
Texto completo