Perfil dos consumidores da carne de búfalo, em Belém, Pará, Brasil
Marques, Cristiane Soares SimonOaigen, Ricardo PedrosoMoraes, Carina Martins deSantos, Marcos Antônio SouzaLourenço Junior, José de BritoAbel, Isis
O trabalho identifica os principais elementos comportamentais e de percepção dos consumidorese/ou potenciais consumidores da carne bubalina no município de Belém, estado do Pará, além de aferir aintenção de compra e a preferência quando comparada à carne bovina. Foi realizado estudo do tipo surveyexploratório e descritivo, através da aplicação de questionário semiestruturado, complementado por análisesensorial pareada afetiva de amostras de carne bovina e bubalina. A maioria dos entrevistados (90,9%) jáouviram falar da carne de búfalo, embora apenas 18,1% tenham afirmado consumir o produto. Esse fato deve-se,principalmente, à indisponibilidade do produto no mercado local (52,7%) e ao desconhecimento de seusbenefícios (43,9%). Entretanto, 90% estão dispostos a acrescentar a carne de búfalo em suas refeições, o queconfigura uma oportunidade de mercado, desde que sejam tomadas ações para ampliar a oferta e regularizar adistribuição do produto nos pontos de venda, além de ações de marketing, para divulgar suas característicasbenéficas, com o apoio de instituições públicas e privadas envolvidas na cadeia de produção(AU)
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