VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 199-203

Estudo sócio-econômico dos consumidores de carne suína em três municípios do sertão paraibano

Farias, Areano Ethério Moreira deBrandão, Patrícia AraújoAssis, Dallyson Yehudi Coura deCosta Neto, João daSobral, Felipe Eduardo da SilvaFreitas, Maria Railma Vieira de

A finalidade deste trabalho foi determinar as principais características organolépticas que fazem com que os consumidores apreciem ou não a carne suína e verificar as principais preferências, como também diagnosticar os pontos negativos relatados pelos consumidores. Para tanto, foram realizadas entrevistas através de um questionário aos residentes dos municípios de Cajazeiras, Sousa e Patos, nos quais foi possível entrevistar570 pessoas. No intuito de identificar e classificar os consumidores da carne suína localizados na microrregião do sertão paraibano no ano de 2007foi utilizado um questionário piloto, com posterior aplicação do definitivo. Na análise dos dados observou-se que as profissões mais frequentes foram às donas de casa com 25,96% e os comerciantes com 4,74%. Dentre os tipos de carne as preferidas foram: bovina (61,93%), aves (17,54%) e suína (9,30%). Sobre o baixo consumo de carne suína, relataram que não sabiam opinar (71,23%) e por problemas de saúde (19,30%). Em relação à apreciação, a carne suína obteve o segundo lugar na pesquisa com 23,50%. Entre os entrevistados, 83,16% afirmaram ter a informação de que a carne suína pode trazer algum risco para a saúde humana. Ficou claro que o baixo consumo de carne suína está intimamente vinculado à carência de informações por parte dos consumidores.

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