Validation and application of a measurement scale on environmental practices for high school teachers in Patos, Paraíba
Silva, EdevaldoSoares, Delyane LimaOliveira, Habyhabanne MaiaVieira, Humarah Danielle Guedes
O objetivo desse trabalho foi elaborar, validar e aplicar uma escala de medida sobre práticas socioambientais para os professores de diversas áreas de ensino (exatas, humanas, naturais e língua portuguesa), de seis escolas públicas do ensino médio público da cidade de Patos, Paraíba. Para tanto, foi criado um questionário relacionado com o tema, constituído por 24 itens no modelo da escala de Likert, sendo validado estatisticamente quanto à sua consistência e confiabilidade por meio da análise fatorial e o teste de α-Cronbach. A escala de medida avaliada foi validada (n = 34) com a exclusão de cinco itens, ficando com excelente coeficiente α-Cronbach (0,95). Na aplicação do questionário (n = 68), a maioria dos professores apresentou práticas socioambientais pouco compatíveis com práticas ambientalmente sustentáveis. Os resultados sugerem que os professores do ensino médio das escolas públicas pesquisadas possuem conhecimentos e/ou práticas inadequadas para o ensino da Educação Ambiental, revelando que, provavelmente, os alunos não estejam recebendo saberes ambientais fundamentais para o seu pensamento crítico e reflexivo sobre os diversos problemas ambientais atuais.
Texto completo