VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 157-162

Ecotoxicidade e efeitos hematológicos de um inseticida natural de extrato de tabaco (Nicotiana tabacum) em tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Millan, Debora CristinaShiogiri, Natália SayuriSouza, Naiara Elisabete da Silva deSilva, Hugo Ribeiro daFernandes, Marisa Narciso

Inseticidas naturais produzidos a partir de extratos de plantas pode ser uma alternativa para diminuir a contaminação do ambiente por agrotóxicos sintéticos e altamente tóxicos, embora alguns deles possam também ser tóxicos para organismos não alvos. O presente estudo determinou a concentração letal 50% (CL50; 48h) para tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) expostas ao inseticida natural Fumydro®, produzido a base de planta de tabaco (Nicotiana tabacum) e analisou o seu efeito nas variáveis hematológicas. Após testes preliminares, exemplares adultos de O. niloticus foram expostos a quatro concentrações de Fumydro® (200, 300, 400 e 500 µL L-1). A CL50; 48h foi estimada em 370 ± 50 µL L-1. Os peixes sobreviventes a exposição ao Fumydro® apresentaram aumento no número de eritrócitos, concentração de hemoglobina, hemoglobina corpuscular média e concentração de hemoglobina corpuscular média. O número de trombócitos e de leucócitos não foi alterado, mas ocorreu alteração na contagem diferencial de leucócitos ocorrendo um aumento na porcentagem de neutrófilo nos peixes expostos a 200, 300 µL L-1 de Fumydro®. Estes resultados indicaram que o inseticida Fumydro® é extremamente tóxico para tilápia do Nilo e as alterações nas variáveis eritrocitárias sugerem que causa hipoxemia, mas tem pouca ação sobre o sistema imune.

Texto completo