Distribuição espacial da assembleia de larvas de Chironomidae (Diptera) de cinco lagoas de inundação do Parque Nacional de Ilha Grande (Estado do Paraná - Mato Grosso do Sul, Brasil)
Pinha, Gisele DaianeAlessio, Priscila ColombelliGurski, Fernanda de AlmeidaSacramento, Patricia AlmeidaPezenti, Tércio AbelTakeda, Alice Michiyo
As larvas de Chironomidae (Diptera) constituem uma das principais famílias entre os insetos aquáticos por sua alta abundância e riqueza taxonômica, consideradas importantes ferramentas nos estudos ecológicos. Este estudo teve por objetivo avaliar a riqueza da assembleia de Chironomidae e relacionar a distribuição desta com variáveis físicas e químicas de cinco lagoas do rio Paraná, no Parque Nacional de Ilha Grande. Foram realizadas duas coletas: uma na região central e outra na região marginal das lagoas. Em cada região foram coletadas seis amostras, cinco para análises biológicas e uma para análise granulométrica. A composição granulométrica e o teor de matéria orgânica foram as principais variáveis que influenciaram a densidade e a riqueza de Chironomidae. Os escores dos dados abióticos separaram as lagoas marginais (São João, Jacaré e Xambrê) das lagoas localizadas na Ilha Grande (Saraiva e Jatobá). A mesma separação foi observada na distribuição dos morfotipos de Chironomidae, cujos ambientes com maiores valores de matéria orgânica apresentaram as menores densidade e riqueza de táxons. Portanto, neste trabalho, as variáveis ambientais interferiram diretamente na distribuição, abundância e riqueza de Chironomidae das lagoas de inundação do Parque Nacional de Ilha Grande, contribuindo para o conhecimento da diversidade deste grupo na área.
Texto completo