VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Expressão extracelular, purificação e produção em biorreator do hormônio de crescimento de tambaqui (Colossoma macropomum) na levedura Komagataella phaffii (anteriormente Pichia pastoris)

Sadalla-Pinto, Elson AntonioAndrade, Edmar deCarmo, Edson Junior doSouza-Neto, Júlio Nino deBatista, Larissa MatosBentes-Sousa, Alexandra ReginaMariúba, Luis André MoraisPassos, Douglas de FrançaFernandes, Rodrigo PimentelPereira Junior, NeiPorto, Jorge Ivan RebeloAstolfi-Filho, Spartaco

Devido à sua importância zootécnica, o gene que codifica o hormônio de crescimento (GH) de diversas espécies de peixes tem sido isolado e expresso em sistemas heterólogos. Neste estudo, isolamos a sequência de cDNA do GH do tambaqui (Colossoma macropomum), espécie nativa da bacia amazônica e considerada promissora para a piscicultura brasileira, e a expressamos na levedura Komagataella phaffii GS115. A expressão heteróloga foi regulada pelo promotor AOX1 e GH de tambaqui recombinante (rtGH) foi secretado para o sobrenadante da cultura através do fator alfa de Saccharomyces cerevisiae. O rtGH foi expresso com sucesso em frascos agitados e sistemas de biorreatores e purificado por cromatografia de afinidade. No biorreator a produção atingiu 250 mg L-1. Este é o primeiro relato da expressão heteróloga, purificação e produção de rtGH em biorreator. Nossos resultados contribuem para tornar o tambaqui uma espécie alvo para futuras inovações biotecnológicas baseadas nos níveis significativos de rtGH obtidos no biorreator e nas futuras aplicações zootécnicas desta proteína, que pode ser explorada na aquicultura.(AU)

Texto completo