VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 83-86

Refratometria como alternativa ao método do biureto para mensuração de proteínas séricas totais em Podocnemis expansa e Phrynops geoffroanus (Podocnemididae, Chelidae)

Pessoa, Lourdes Marina BezerraLima, Maíra Gonçalves da MotaCarneiro, Filipe TavaresZanani, Nathalia SalgadoScalon, Marcela CorrêaSilva, Thamiris FigueiredoLima, Mariana AcciolyAbrahim, Maia AraújoPaludo, Giane Regina

A proteína sérica total é um indicador significativo do estado de saúde em animais. O objetivo desse estudo foi analisar a precisão do refratômetro portátil para determinar a concentração de proteínas séricas totais em Podocnemis expansa e Phrynops geoffroanus. Foram utilizados um total de 26 animais. As amostras de sangue foram coletadas por punção do seio supraoccipital e armazenadas em tubos sem anticoagulante. A concentração de proteína sérica total foi determinada utilizando tanto a reação de biureto como um refratômetro portátil. A média da proteína sérica total (g dL-1) pela reação de biureto e pela refratometria para P. expansa foram de 3,16 e 3,2; e para P. geoffroanus foram de 3,56 e 2,72, respectivamente. Estes resultados indicam que os valores de proteínas séricas totais podem ser determinados com precisão em P. expansa e P. geoffroanus usando o refratômetro portátil.(AU)

Texto completo