VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 743-748

Constituintes químicos fixos e voláteis dos talos e frutos de Piper tuberculatum Jacq. e das raízes de P. hispidum H. B. K.

Facundo, Valdir AlvesPollli, Aline RobertaRodrigues, Rosely ValériaMilitão, Júlio S. L TeixeiraStabelli, Rodrigo GuerinoCardoso, Cosuelo Tamiris

Os óleos essenciais dos frutos e talos finos de Piper tuberculatum e das raízes de P. hispidum, coletados no estado de Rondônia, foram obtidos por hidrodestilação e analisados por GC e GC-MS. Foram identificados como constituintes majoritários, nos óleos dos frutos e talos finos de P. tuberculatum, o óxido de cariofileno (32,1 por cento) e (26,6 por cento) e o (E)-cariofileno (17,7 por cento) e (12,3 por cento), respectivamente. No óleo essencial das raízes de P. hispidum, foram identificados, como constituintes majoritários, o dilapiol (57,5 por cento), a elemicina (24,5 por cento) e o apiol (10,2 por cento). Do extrato etanólico dos frutos de P. tuberculatum, foram isolados os esteróides β-sitosterol e estigmasterol, as amidas piplartina e dihidropiplartina e um derivado do ácido cinâmico, o ácido 3,4,5-trimetoxi-dihidrocinâmico.

Texto completo